Descubra qual o melhor horário para tomar zinco

Uma pessoa segura medicamentos em cápsulas em uma das mãos.

O consumo de zinco tem inúmeras vantagens para seres humanos. Previne a depressão, ajuda o sistema cardiovascular, combate o diabetes, ajuda durante a gestação e muito mais. Muitas pessoas se perguntam se existe um horário ideal para tomar a substância e se isso tem efeitos diretos nos resultados alcançados.

Para que não existam mais dúvidas, preparamos esse artigo que vai te ajudar com todas as possíveis questões sobre o zinco! Vamos falar sobre horários e formas de consumo, mas também trazer diversas outras informações sobre um mineral tão importante para o bem-estar das pessoas!

Pontos-chave

  • Tomar zinco no melhor horário possível aumenta a capacidade de absorção do organismo e faz com que você aproveite ainda mais a substância.
  • O zinco deve ser tomado por pessoas que não comem carne, que sofrem com dificuldade de absorção ou que possuam deficiência da substância por algum outro motivo.
  • Os suplementos lipossomais de zinco proporcionam maior absorção e são a melhor opção disponível no mercado. Você deve pensar principalmente nos fabricados pela Sundt.

Saiba tudo sobre o zinco e os horários para tomá-lo

É normal que surjam dúvidas sobre suplementação alimentar. Muitas vezes, não temos a orientação necessária para consumir as substâncias que precisamos.

Mas agora você chegou ao lugar perfeito para aprender sobre o zinco. Preparado para dominar todas as informações? Então fique conosco!

O que é zinco e por que precisamos dele no organismo?

O zinco é um elemento químico presente até mesmo na tabela periódica. Ele tem variados usos na natureza e no mundo moderno, sendo importantíssimo para a humanidade. É descrito como um metal de transição, mesmo grupo no qual se enquadra o magnésio.

Nosso corpo não produz zinco naturalmente, mas ele está presente em diversos alimentos. Como a maior parte desses alimentos é de origem animal, muitas vezes a suplementação se faz necessária.

Em nosso metabolismo, o zinco se torna fundamental. Ele é responsável por metabolizar proteínas e ácidos nucleicos, além de estimular a atividade de mais de cem enzimas essenciais. Assim, seus benefícios são notados em diversos sistemas do organismo humano.

Entre os principais sistemas beneficiados pelo zinco, podemos listar o neurológico, com prevenção da depressão e do Alzheimer, o circulatório, o endócrino, com o combate da diabetes, e principalmente o imunológico.

Você sabia que o zinco não costuma ser encontrado puro na natureza? Normalmente, ele é associado ou com enxofre, ou com oxigênio, assumindo portanto as formas de sulfeto de zinco e de óxido de zinco.

Quais são as dosagens ideais de zinco no organismo?

A dosagem de zinco no organismo pode ser detectada de duas maneiras diferentes: Através de exames de sangue e de urina.

No exame de sangue, os valores de referência para a dosagem de zinco ficam entre 70 e 120 ug/dl. Na urina, não pode ser detectado mais do que 900 ud/g.

Além disso, também é necessário notar qual é o consumo diário ideal dessa substância. Há variações de acordo com a idade e o gênero. Por isso, preparamos uma tabela que te mostra quais são os valores do mineral que você deve consumir:

Gênero e idadeDosagem recomendada de zinco
Bebês de até 1 ano5 mg
Crianças de 1 a 10 anos10 mg
Homens adultos15 mg
Mulheres adultas12 mg
Gestantes15 mg
Lactantes19 mg

Qual o melhor horário para tomar zinco?

Uma dúvida que atinge a muitas pessoas é qual é o horário ideal para fazer a suplementação de zinco. Buscamos, então, a resposta com especialistas.

A resposta é que alimentos e líquidos (principalmente o café) diminuem a capacidade do corpo de absorver zinco. Portanto, deve-se evitar consumir a substância perto das refeições.

O melhor horário para tomar zinco é pelo menos uma hora antes e pelo menos uma hora depois de fazer uma refeição. O meio da manhã e o meio tarde, portanto, são opções que funcionam.

Preste atenção em quais são os momentos do seu dia mais afastados de refeições, lanchinhos e cafezinhos, e coloque a suplementação de zinco nesses horários!

Imagem mostra uma garota bebendo água em uma rede.
O zinco pode ser tomado com um pouco de água sempre longe das refeições. (Fonte: Candid_Shots/ Pixabay.com)

O que acontece se não tomarmos zinco no melhor horário?

Não há problemas para a saúde gerados diretamente por tomar zinco no horário errado. O que acontece é apenas que os alimentos e os líquidos reduzem a capacidade de absorção desse mineral.

Portanto, quando nós tomamos um suplemento de zinco junto com a comida, aproveitamos uma dosagem muito menor do que aconteceria se o tivéssemos feito em horários afastados do consumo de alimentos.

Para que a absorção de zinco seja ainda maior, o cenário ideal é tomar suplementos de qualidade, principalmente os chamados lipossomais. Os da Sundt são uma fantástica opção atualmente disponível.

Como funciona a absorção de zinco no nosso organismo?

O zinco é um mineral absorvido pelo nosso organismo no intestino delgado. Por isso, deve ser ingerido longe dos demais alimentos: Como esse órgão é responsável pela absorção de diversas substâncias, acontece uma “competição” quando elas são ingeridas de maneira simultânea.

É importante também notar que a absorção do zinco depende da presença de ferro no organismo. Se há deficiência desse outro mineral, pode ser que caia muito a capacidade do intestino delgado de fazer o seu papel e absorver bem variados nutrientes.

As quantidades de zinco que não são absorvidas pelo intestino delgado acabam excretadas nas fezes, como acontece com muitos outros nutrientes.

Quais são os problemas gerados pela deficiência de zinco?

Agora que você já conhece os principais detalhes sobre a absorção do zinco e os melhores horários para ingeri-lo, vamos relembrar o que a deficiência dessa substância pode causar ao nosso organismo!

  • Deficiência no sistema imunológico: A deficiência de zinco faz com que o sistema imunológico fique comprometido e, portanto, doenças sejam contraídas com muito mais facilidade.
  • Cabelos e unhas fracos: O zinco ajuda muito no fortalecimento de cabelos, unhas e demais pelos do corpo, evitando que eles caiam ou se quebrem com facilidade.
  • Fadiga, depressão e baixa libido: Sintomas como fadiga, depressão e baixa libido aparecem com a deficiência de zinco, uma vez que a substância regula a produção de hormônios ligados ao bem-estar e à disposição.
  • Problemas de cicatrização e circulação: O zinco é capaz de ajudar muito a cicatrização de feridas e machucados e de auxiliar o bom funcionamento do sistema circulatório.

Vale lembrar ainda que o zinco é essencial para ajudar a prevenir doenças como Alzheimer e diabetes.

Para quem é recomendada a suplementação de zinco?

Se você tem sintomas ligados à deficiência de zinco ou se fez um exame de sangue que comprovou a falta da substância, é uma boa ideia procurar um médico ou nutricionista para fazer uma suplementação.

Vale também mencionar que a maior parte dos alimentos ricos em zinco é de origem animal. Carnes bovinas, suínas e principalmente frutos do mar contém altíssimas quantidades da substância. Portanto, é de bom tom que veganos e vegetarianos mantenham uma suplementação constante.

Algumas pessoas possuem ainda uma deficiência natural na absorção de zinco ou algum problema intestinal que a reduz. Para elas, a suplementação também se faz necessária.

Conheça os melhores suplementos de zinco

Se você precisa suplementar zinco, a melhor ideia é optar por produtos de qualidade. Existem várias opções disponíveis, apesar de os da Sundt serem a nossa principal recomendação.

Nesse setor do artigo, vamos falar mais sobre a suplementação de zinco e te mostrar como você pode fazê-la da melhor maneira possível!

 Imagem mostra várias pilulas sobre uma mesa ao lado de uma embalagem.
As cápsulas lipossomais de zinco garantem uma absorção maior do mineral. (Fonte: phoenixwil/ Pixabay.com)

Quais são as vantagens de fazer uma suplementação de zinco?

Se você está em dúvida sobre suplementar ou não zinco, primeiro precisa pensar se há necessidade disso. Quem tem níveis normais do mineral não deve tomar mais: Caso contrário, pode acontecer uma intoxicação.

Mas se você de fato precisa suplementar zinco, deve fazê-lo. As vantagens são muitas.

Você irá garantir o melhor funcionamento do sistema imunológico, fazer com que a produção dos hormônios relacionados ao bem-estar e à disposição estejam sempre em dia, ajudar a prevenir a diabetes e o Alzheimer, gerar benefícios para a circulação.

Também pode melhorar a capacidade de cicatrização de feridas e machucados, aumentar a libido e trazer um melhor desenvolvimento para uma eventual gravidez.

Confira na tabela abaixo as vantagens e desvantagens da suplementação de zinco:

VantagensDesvantagens
Melhora o sistema imunológicoPode gerar uma intoxicação em quem já tem níveis satisfatórios do mineral
Aumenta a produção de hormônios relacionados ao bem-estar e à disposição
Previne o diabetes e o Alzheimer
Gera benefícios para a circulação
Melhora a capacidade de cicatrização
Ajuda o melhor desenvolvimento em uma gravidez

Suplementação de zinco comum ou lipossomal?

Você irá encontrar no mercado vários tipos de suplementos de zinco: Orotato de zinco, picolinato de zinco, Bisglicinato de zinco, Glucomato de zinco, entre outros.

Apesar de terem variados níveis de absorção, nenhum deles oferece de fato uma solução completa para o organismo.

Se você deseja a melhor absorção possível do zinco, deve optar por um suplemento do tipo lipossomal. Revestido por uma membrana especial, ele é capaz de dar ao organismo exatamente o que é necessário.

Melhor ainda é optar por um suplemento lipossomal de alto nível, como é o caso do produzido pela Sundt. Assim, você irá tomar não só algo produzido com a tecnologia mais moderna disponível atualmente, como também feito por uma marca confiável e que se preocupa com a sua saúde.

Conclusão

Agora, você já sabe de todos os benefícios que o zinco pode trazer ao seu organismo. Mais ainda, entende que essa substância funciona melhor quando tomada longe das refeições, permitindo assim uma melhor absorção por parte do organismo!

Pessoas que precisam de suplementação de zinco têm ainda mais a ganhar com os produtos lipossomais, principalmente quando fabricados por empresas do calibre da Sundt. Não brinque com a sua saúde! Escolha os melhores produtos e os tome nos horários corretos!

(Fonte da imagem destacada: Mark Fletcher-Brown / Unsplash.com)